Seu motor elétrico monofasico pode não esta com enrolamento queimado analise o capacitor

     Este tutorial é para motores monofásicos/bifásicos.
Tenho observado que muitas pessoas jogam equipamentos fora por pura desinformação, e ainda acabam comprando outro pagando prestações à perder de vista, sendo que na crise que passamos, quanto mais economizarmos melhor.
     Nós nos preocupamos se um motor realmente queimou, se é enrolamento, e a solução qual seria?... mandar para o eletricista? Será quanto ficaria este conserto? Defeito pequeno ou grande? Para sanar algumas dúvidas,  este procedimento vai lhe ajudar um pouco se for um defeito pequeno. Talvez você poderá conserta-lo e não vai precisar desmontar o equipamento inteiro, e ainda economizar um dinheirinho e quem sabe ganhar mais algum consertando equipamentos da vizinhança.  
   Primeiro, aproxime-se de seu aparelho e sinta de perto se não tem cheiro forte de fiação queimada, ou melhor, enrolamentos. Se a resposta for cheiro de fios queimados, então leve ao eletricista. Agora se ele não apresenta esses odores, então veja: Existe uma pequena capa, geralmente metálica em cima destes tipos de motores dependendo do equipamento, e dentro dela esta uma peça cilíndrica " capacitor eletrolítico de partida". A função dele é realmente essa, dar partida e iniciar a rotação de um motor elétrico como se fosse um gatilho, um empurrão na verdade para iniciar a rotação. Sem ele o motor não funciona, o que nos deixa pensar que esta queimado. 
Pela falta de funcionamento, o capacitor perdeu a sua função "capacitância", em consequência, ao ligar o equipamento na rede elétrica, o resultado será uma vibração e ronco, onde não há o giro do mesmo, e se você insistir em continuar com ele ligado mesmo assim, isso poderá provocar a sua queima se ficar nessa situação por muito tempo. Isso porque dentro de um motor, existe uma pequena hélice que em rotação normal, ajuda a esfriar o seu interior. E um motor que apenas vibra, não terá ventilação forçada, ocasionando a elevação da temperatura e consequentemente a sua queima.
O que é um capacitor de partida?
      É um dispositivo que armazena energia elétrica o suficiente para dar um impulso no rotor de um motor elétrico, como o próprio nome já diz "Capacitor de Partida". Mas veja que nem todos funcionam com essa peça. Ao manuseá-lo tenha cuidado, pois o mesmo armazena carga elétrica em seus terminais, o suficiente para lhe dar um forte choque elétrico mesmo desligado da fonte elétrica de sua casa. Para evitar que isso aconteça, deixe-o desligado por um tempo, ou descarregue-o com uma chave de fenda colocando em curto por um instante os seus terminais. Se não estiver totalmente esgotado, ele vai emitir uma faísca junto com um estalo. Agora sim, pode manuseá-lo.
Aqui veremos dois tipos de motores.
    Neste primeiro exemplo, temos um motor montado e a capa metálica protetora logo acima do mesmo. Neste exemplar retiramos a capa metálica que possui dois parafusos e avistamos o capacitor. veja que o capacitor também possui uma outra capa que protege seus terminais  para que não entre em curto circuito com a carcaça metálica. Bom se você possuir um ferro de solda e saber usar que não  é difícil. Se não sabe usar, um pouco de prática rapidamente estará dominando a soldagem de fiações elétricas.
    Um cuidado importante na troca de capacitores, é observar a voltagem de trabalho, e a capacitância. A voltagem poderá ser igual ou maior e nunca menor do que esta especificado na peça  antiga. A capacitância poderá até ser um pouquinho diferente que para um motor não fará muita diferença, a não ser que trabalhe com precisão, neste caso você terá que respeitar todas as tolerâncias; voltagens e capacitãncias. 


Motor elétrico com Capacitor


    Veremos agora mais um exemplo de aparelho que funciona com capacitores, existem outros como, cortadores de grama etc.
Ventilador de mesa


 Geralmente encontramos um tipo quadrado instalado no motor de ventiladores, o que nem sempre encontramos semelhante pra comprar; observe os dois formatos na imagem abaixo fig 2.
Capacitores para ventiladores

 O que devemos fazer então é uma adaptação para alojar essa peça de formato diferente no interior da carcaça de seu aparelho "o cilíndrico". Mas não se esqueça da regra, voltagem igual ou maior, nunca menor. Quanto a capacitância, o seu valor é expresso em μF " microfarad ", este valor pode até ser um pouco diferente. O formato externo da peça não importa muito, isso vai depender de sua criatividade para adaptar, e aloja-lo. Veja as imagens abaixo.
    A figura 3, temos  o capacitor original do aparelho sendo retirado. 
    Ja na imagem 4, temos a peça nova instalada B, e em A foi inserida uma capa de fio que poderíamos simplesmente isolar os dois fios com fita isolante, mas pela praticidade, foi retirada de um fio rígido com bitola um pouco mais grossa para servir de capa isoladora. 
    O número 5 temos um pedaço de tubo de pvc eletroduto recortado e aberto.
Em 6 o mesmo pedaço de tubo foi colado no lugar onde estava o capacitor antigo.
    E finalizando na imagem 7, podemos ver como ficou o trabalho. mas antes de se ter todo esse trabalho, faça o teste simplesmente fazendo uma emenda sem solda no capacitor e motor, e depois ligando-o, se funcionar termine seu trabalho. Quanto a usar dois pedaços de capas de fios, corte os dois pedaços e insira-os nos fios do capacitor, ou do motor " o que for maior"antes da soldagem, porque  depois é só escorregar esses pedaços para onde esta a emenda, finalizando seu serviço.  
Capacitores em Ventiladores


Observação; Alguns ventiladores não possuem capacitores, no entanto, o início de seu funcionamento é lento "demora à ganhar velocidade", principalmente alguns modelos antigos.

Veja mais sobre elétrica em:

Instalação Residencial

Comentários

  1. Muito bom os comentários. Assistências mau intencionadas podem condenar o motor, cobrar enrolanento, não fazer nada e instalar de novo. Cuidado tem muita pucaretagem por aí.
    Grato pela dica. 🤩

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