Adicionando postagens nas paginas do Blogger de um modo facil com marcadores

     Quando postamos em nossos blogs, vários conteúdos ficam misturados na página inicial "Home", mas podemos separa-los por seção, isto é; as páginas. O gadjet de páginas é "item obrigatório" pra quem pretende ter uma funcionalidade um pouco melhor . Digo um pouco melhor, por esse ser ainda um recurso simples onde não precisamos conhecer linguagem de programação, o que nos deixa mais limitados em fazer uma arrumação mais profunda, não podendo portanto ter vários recursos que fazem que ela fique mais bonita e funcional. E pra isso teríamos que mexer nos códigos e não só em templates. Todos nós já tivemos algum problema com performance, inserção de algo em nossos blogs ou sites. Em meu caso, o complicado era postar e inserir estas postagens nas páginas, e para resolver parte do problema, colocava links o que não era nada bonito e muito menos funcional para quem visita um site. Observem as páginas desse blog que ainda não foram mexidas, mas só agora estou conseguindo fazer isso do jeito que gostaria. Mas deixo este tutorial para que consigam também fazer o mesmo.
     Com as alterações que o sistema blogger faz, espero que todos consigam realizar as suas mudanças nas páginas de seus blogs e, de um jeito prático iniciaremos o tutorial. Quando temos vários produtos, temos que separa-los por categorias, um exemplo seria como o blogue da reciclagem onde separamos todos os materiais ou postagens "este exemplo é para ficar mais fácil o entendimento".  Vejam o blog que deixei pra esse tutorial. É o meu blog de teste.
      Faça login no Blogger e,  vá até layout figura1 clique, se  já tem o template de páginas instalado, só precisando inserir as postagens nas páginas, então vá até o local onde estão todas elas como na figura Imagem 2, clique em páginas e veja os títulos que você nomeou às mesmas e anote em um papel,
Inserindo conteúdo nas páginas Blogger


 agora vá até postagens figura 3 e dê um clique para abrir como se fosse editar. veja quais postagens lhe interessa inserir na página e marque. Como se pode ver, temos quatro páginas neste blog ( Papel, sucata de ferro, Plasticos, material Elétrico). Quero colocar a postagem, "o papel o meio ambiente e sua reciclagem" dentro da página Papel , pra isso selecionamos esta postagem em sua respectiva caixinha, aproveitando vamos inserir o post Material celulose também que é matéria prima de papel. Agora vá em marcadores onde podemos ver um ícone de ponta pra cima semelhante à um lápis inclinado e dê  um clique, verá novo marcador, clique Figura 4.
Marcadores


Abrindo esta  janelinha com fundo  preto Figura 5, e pedindo  o "novo marcador", então escreva neste espaço o nome da página que você anotou no papel, e se quiser pode marcar quantas postagem precisar relacionando com as suas respectivas categorias, para tal página simplesmente marcando as caixas correspondentes às  postagens. Como mostra dê OK , já podemos ver os links amarelos atráz dos links de postagens, já são os marcadores que vamos usar figura 6, Não cliquem nestes links amarelos.  Agora atualize a página e clique em "Visualizar Blog" 
Marcadores do Blogger

Vai abrir a página normal de leitura do seu blog em outro local,  nesta página, procure a postagem que estamos trabalhando. Observem que agora já temos o link do marcador como mostra logo abaixo na imagem "A". Neste link, coloque o ponteiro do mouse e clique com o botão direito para abrir a caixinha de menu.
Inserindo Marcadores

Agora clique em copiar link como na imagem "B".
Adicionando Marcadores

Agora fazemos como a Figura (1) área de Layout "A" procuramos por gadget de páginas como na figura abaixo"B" clique no link editar para abrir a caixa. Na imagem (2) "C" clicaremos no link  + Adicionar link externo. Vejam que já temos mais uma caixinha no quadro (3), Escreva o nome da sua página neste local em "D", Apague o código http:// e cole nesta área o link que você copiou bastando clicar  com o botão direito nesta área e procurar por colar, OBS: Nesta área não pode ter dois códigos http://http:// seu link,  e sim http://seu link  dois códigos iguais não irá funcionar. Com o link colado é só salvar tudo e  ver o resultado da inclusão. com este  procedimento podemos adicionar várias postagens nas páginas páginas. 
Gadget Blogger

vejam o resultado, vai ficar somente o que queremos que estejam lá.


Colocando postagem em páginas


      Agora para as outras postagens, não precisaremos usar todo esse procedimento como mostra acima, se já escrevemos um post com marcador "Papel" incluída em uma página como neste exemplo, basta que as novas postagens que faram uso desse mesmo marcador, ao terminarmos de escrever, antes que seja enviada escrevemos no marcador ao lado o nome para onde você quer que essa postagem vá e salve, aí sim poste normalmente para todas as poutras que você escrever. Simplesmente isso é um direcionador de postagens. Se você já tem outras páginas com marcador funcionando e foi feito esse procedimento basta colocar nome  no marcador ao terminar qualquer postagem, salvar e enviar.  Se usarmos o  procedimento do inicio ao fim vai duplicar nome de páginas no Blog. Depois de terminar de colocar o marcador, podemos desmarcar como aqui foi feito no gadget de páginas a página papel que estava sem link, ficando aquela com esse mesmo nome com  a diferença de essa ter link para o redirecionamento.
      Se  não tiver muita experiência, faça um blog de teste pra isso, o erro que der não terá problema poderá neste caso refazer os procedimentos quantas vezes achar necessário até conseguir um resultado satisfatório e transferindo esses conhecimentos para o blog matriz onde não podemos admitir erros.  
     
   Para ficar mais fácil, dizem que uma imagem vale por mil palavras, então ai vai, finalizando o tutorial. Terminou de escrever o post na mesma área de  edição não  envie, (1)veja o link marcador ao lado semelhante à um lápiz inclinado e clique, (2)escreva o nome da página que você quer usar e que já tenha como marcador, (3)Conclua. (4)Salve e publique. Troque todos os nomes deste post pelo que você quer usar em suas páginas
inserindo posts nas páginas Blogger


Comentários

  1. Muito Obrigada, comecei a criar meu blog essa semana, e to fazendo só com a ajuda dos comentários da web, e o seu me ajudou muito, Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. OBRIGADO ESTOU APRENDENDO, SUAS INFORMAÇÕES AJUDAM MUITO.

    ResponderExcluir
  3. Muuuuito Legal!!! Obrigada por não ser egoísta e Compartilhar!

    ResponderExcluir
  4. fraco post, pois a questão é que vc criou a pagina e ai criou o marcador e anexou o link em outra pagina dentro do layout

    ResponderExcluir
  5. Eu já havia feito esse menu uma vez, decidi removê-lo do blog, agora queria tê-lo novamente, mas seguindo essa suas dicas não deu para fazer, parece que tem alguma peça faltando,vou procurar em um vídeo quem sabe vai dar certo, mas mesmo assim agradeço.

    ResponderExcluir
  6. o meu está uma bagunça, gostaria de saber como colocar marcador nas páginas, pois quando abro as páginas não tem a opção marcador. Achei ótimo sua explicação

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, muito obrigada! Consegui reproduzir sem complicações

    ResponderExcluir
  8. Total grato por todas as explicações fornecidas... extremamente importantes, úteis e valiosas na realidade! Firmeza e tranquilidade?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Se gostou do artigo comente.