Básico de eletricidade residencial para principiantes

      Às vezes temos vontade, de que nós mesmos fizéssemos a nossa própria instalação elétrica, um pequeno conserto, e você talvez pode não saber nem ao menos como começar. Pior ainda, e como ficam alguns princípios básicos de segurança, para se fazer uma instalação sem correr riscos desnecessários?  
    Que não seja uma instalação completa, mas que você possa ao menos trocar uma tomada, instalar mais uma lâmpada, ou diminuir uma ou várias, sem precisar pagar alguém para um detalhe tão básico que dependendo do caso, cobram tanto  por  um serviço que o profissional às vezes não fez valer o valor pela sua qualidade. Depende muito de quem contratamos , e da economia pretendida. Isso é aquela famosa história: Se não conhecemos como se faz, não podemos reclamar, e quando chegamos à tal reclamação, é porque já se passaram tanto tempo, que à essa altura só podemos ver os resultados de  trabalhos mal feitos e aborrecimentos. A não ser que seja um erro tão grande que fica difícil passar desapercebido e constatarmos à tempo. 
       Este tutorial básico não é um substituto de cursos, mas pode ser um grande complemento, onde poderá tirar algum proveito em conhecimentos. 
Vamos precisar de sapatos de borracha para a sua proteção, um alicate universal, chave teste para eletricista, " é uma chave que ao encostar com a sua ponta no polo positivo da rede elétrica se acende. Isto é para indicar que aquele fio elétrico esta ligado e dá choque se tocado sem equipamento e para identificar o que é positivo ou negativo. Para se fazer esse teste não precisamos usar os dois fios da rede, basta pegar a chave que geralmente tem uma parte metálica na parte superior da mesma. Coloca-se  um dedo neste local, isto é para que você sirva de terra para a chave, mas não tomará choques, encoste a ponta no fio e se acender é o positivo, se não acender é o negativo ou é  um fio que não tem ligação alguma. fita isolante, escolha a melhor possível uma delas é a 3M, uma faquinha, Chave de fenda
       Na figura abaixo, temos uma casa de quatro cômodos vista de cima onde podemos ver claramente a sua laje e as caixinhas, com tamanho maior que o normal para ter uma melhor visualização dos componentes internos depois de instalados.

       
       Começaremos com a montagen de conduítes em lajes novas. Deveremos posiciona-los se possível, onde houver curvas que tenham ângulos maiores que 90º graus em uma laje antes de ser preenchida com concreto.  Isto facilitaria uma possível manutenção "passagem de fiação" para não virar um grande obstáculo na passagem dos fios elétricos.
 Aqui seria a fiação principal da casa onde usaremos fiação 6mm milímetros e conduítes de 1" uma polegada para os fios não passarem muito apertados e facilitar nosso trabalho.


      Verificar os locais onde ficarão as caixinhas de luz no teto, tomadas elétricas e interruptores de lâmpadas nas paredes. Anotar tudo isso em um papel, fazendo um rascunho da planta da casa. Não precisa ser uma planta como um profissional, basta você entender o que desenhou. A partir de então trace uma reta entre as caixinhas onde passará os fios com um lápis de pedreiro, giz, carvão ou qualquer outro material capaz de desenhar na parede marcando onde passará a fiação elétrica. Com esta marcação, terá base para saber quantos metros de fios usar baseando no tutorial. os conduítes para as caixinhas de interruptores e tomadas podem ser um pouco mais finos e a fiação para as tomadas e chuveiro são de 2,5mm enquanto para as lâmpadas devem ser de 1,5mm. Todos os conduítes no lugar iremos para a próxima imagem.


 Na imagem abaixo, temos a instalação elétrica completa de nossa residência. não precisamos colocar todos os fios coloridos embora facilitaria muito no momento de fazer a instalação elétrica, ou em uma manutenção futura, mas poderíamos colocar os fios positivos de cores iguais e o neutro com uma cor diferente. Isso é um meio de te ajudar a identificar os polos positivo e negativo e ao mesmo tempo evita erros, não necessitando a todo instante de aparelhos identificadores de polaridade acelerando a manutenção com a simples inspeção visual. 

    Começaremos, nesta ilustração temos uma ligação bifásica "um neutro e dois positivos" onde o neutro é preto e os positivos são vermelhos e azul respectivamente. Primeiro a ligação vem do relógio "medidor de energias elétrica" que não esta na imagem. Os positivos passam pelos disjuntores, menos o neutro,  que tem passagem direta. Esses fios distribuem-se pelas caixinhas de teto com fio 6mm e depois descem para as caixinhas bitola menor, entre 2,5 tomadas e 1,5mm interruptores. Veja que o interruptor conjugado com uma tomada nº1 se liga com a lâmpada; (nº2 com B); (nº3 com c); (nº4 com D).

    Todo chuveiro vem com três fios onde um é neutro, outro positivo e um terra. Verifique o manual do aparelho antes de começar os trabalhos, se habitue com isso. A ligação do chuveiro nesta imagem é de 110volts, neste caso  o seu terra esta sendo ligado em uma barra enterrada no solo fazendo terra para descarregar eventuais sobrecargas e não atingir aquele que estiver no banho. Se não tiver outro recurso podemos ligar esse terra no neutro do chuveiro, porque o mesmo já tem um cabo terra instado logo no início do relógio de medição elétrica da casa. Mas se o chuveiro for 220 volt, isto não é possível, porque são duas fases e precisamos um terra para a segurança da pessoa ao tomar um banho, senão tomará choques elétricos. 
Observação:Nesta mesma imagem, se o chuveiro fosse de 220volts, a ligação seria: O fio terra no mesmo lugar, mas com os fios vermelho e azul ligados, excluindo o preto.



Por esses desenhos, poderá ter uma noção como ficará uma instalação elétrica feita por você e onde pode chegar. Às vezes precisamos somente de um simples esclarecimento para iluminar nossas dúvidas. Para um conhecimento completo, teremos um exemplo de montagem dos interruptores e tomadas para evitar dúvidas.
 Nesta montagem, como é o fio neutro fazendo a distribuição direto para as caixinhas sem passar por lâmpadas, então faremos o seguinte: Temos um interruptor de três seções para iluminar três ambientes, mas poderíamos usar um simples para um ambiente como nos exemplos acima eliminando a quantidade de seções. Primeiro cortamos a ponta do fio e desapertamos todos os parafusos do mesmo o suficiente para o fio passar. vejam abaixo figura "A".  "B"  Passamos o fio por todas as seções e apertamos os parafusos.  "C" Agora pegamos o fio de cada lâmpada escolhemos a seção que queremos, e apertamos os parafusos. Pronto ficará desse jeito a nossa instalação elétrica. Os bocais são mais simples, é só seguir a sequência "em ordem, "1 e 2" não tem mistérios. Foram colocados os fios azul e preto para servir de base com o tutorial acima e ninguém se perder na instalação, e servir de base para instalações mais arrojadas. Mas não se esqueça; faça tudo com os disjuntores desligados, confira tudo antes de religa-los. Lembre-se; positivo mais positivo ou + e + = 220volt, e negativo e qualquer um dos positivos ou  + e - = 110  a 127volts. Um aparelho de 220volt não se queima na rede de 110v, mas um de 110v se queima na rede de 220v

instalação elétrica


Para quem quer ter uma ideia de campainha elétrica, aqui esta Aprendendo sobre campainha

Comentários