Fazendo uma caixa de pilhas com tubos de plastico ou eletroduto

suporte de pilhas de pvc
     
      Aqui mostraremos a construção de um suporte de pilhas fácil de fazer feito com tubo de pvc, "canos de água" podendo ser usado eletroduto nesta montagem. Os materiais são fáceis de se encontrar; geralmente em qualquer loja de material de construção.
Pode ser usado até como suporte à prova d'agua:
      Às vezes temos um projeto que as pilhas precisarão estar protegidas de umidade, ou mesmo que funcionem debaixo d'água. O mesmo tubo pvc que usamos em nossas residências para levar água até a caixa, e a fita veda-rosca que evita os vazamentos  pelo caminho, são os mesmos que vão evitar que a água entre no compartimento interno do projeto. Então!! esta gostando da  idéia?      
      Agora aquele sorrisinho no rosto e pensando...É estava mesmo difícil achar um suporte com essa característica no mercado heim. E você pergunta.  O preço? Depende. Se for comprar um suporte pronto talvez fique mais barato. Mas se já tivermos a maioria desses materiais em casa, ou sobra de obras, pode ser que fique até de graça, ou quase. 
      Este suporte do exemplo, foi montado para pilhas pequenas, mas pode ser construído para pilhas de outros tamanhos, mudando o diâmetro do tubo e tampão.
      Se você precisa de uma montagem dessa, então mãos à obra.

Vamos à relação de materiais: imagem 1
  • 1 tubo de PVC rosqueável (ou eletroduto)
  • 1fita veda rosca para tubos pvc; (opcional) se usar para projetos especiais em água ou umidade elevada.
  • 2tampões para tubos pvc
  • 2molas
  • 1chapinha metálica
  • fio preto
  • fio vermelho


Ferramentas:  Imagem 1
  • Uma serra para recortar ferro
  • Tarracha para fazer rosca em tubos
  • Furadeira ou arame quente (para perfurar o tampão)
  • Alicate de bombeiro hidráulico
  • solda "estanho"
  • ferro para soldar
  • Tesoura para chapas
Construção da caixa:
      Se você nunca trabalhou com canos de água, este procedimento irá ajuda-lo a iniciar nesta tarefa. Confira o texto e as imagens abaixo.
1- Algumas ferramentas usadas neste trabalho.
2- Pegue o tubo e a tarracha encaixando um no outro em uma das extremidades antes de recorta-lo, assim você terá maior firmeza para rosquea-lo sendo maior.
3- pegue o alicate de bombeiro hidráulico e trave o tubo com a outra mão, a não ser que tenha uma morsa ou torno de mesa em casa, essa ferramenta facilita muito o trabalho. Agora gire a tarracha várias vezes até que apareça rosca nesse processo, seu tamanho deverá ser idêntico a do tampão.
4- Se muitos fragmentos de plástico embuchar, fazendo endurecer o rosqueamento igual a imagem abaixo, basta girar a tarracha ao contrário algumas vezes para quebra-los e facilitar o trabalho.
5- Agora pegue o tubo e coloque a quantidade de pilhas ao lado de fora encostadas no mesmo, marque e recorte-o.
6- Faça rosca nesse outro lado e veja como ficará.
Montagem com tubo pvc




7- Com a ajuda de uma furadeira faça um furo em cada tampão, mas se você não tem uma furadeira, poderá usar arame quente para perfurar o plástico.
8 e 9- Pegue uma mola e afine um de seus lados.
10- Solde o fio preto nesta mola.
11- encaixe o fio do conjunto em um tampão.
12- Veja o resultado, polo negativo.
13- Neste projeto usei uma plaquinha de cobre, mas poderão usar outro material metálico. Meça o tamanho, essa placa deverá caber totalmente no interior do tampão depois de pronta.
14- recorte a placa.
15- Faça como abaixo, solde o fio vermelho nesta placa e passe-o por dentro da mola  atravessando o tampão. Esse é o pólo positivo. 
Suporte de pilhas


16- Nesta imagem podemos ver o conjunto desmontado e suas tampas polos + e -
17- Aqui temos as pilhas em seu interior, veja que não há muita folga entre a parede de ambos. tubo de 1/4 de polegadas, usando pilhas AA pequenas.
18- Projeto pronto.

Suporte de PVC
























Obs: Os fios com as codificações vermelho e preto, são para que fique padrão com o mercado e facilidade na identificação dos polos, mas podem usar qualquer outras cores disponíveis e a fiação deverá ser flexível, o fio rígido quebra com muita facilidade, por não ter flexibilidade. Geralmente usamos a cor vermelha para representar o positivo +", e cor preta representando "negativo -".
      Passando fita nas roscas, isolaremos da umidade o seu interior, mas para isso teríamos que fazer um furo menor onde o fio passa, para que entre bem justo e não deixe vazamentos internos, assim teremos um suporte de pilhas à prova d'água. Uma maneira de não haver vazamentos e fique à prova d'água realmente, seria no lugar onde os fios passam, colocar parafusos de metal aparafusados na própria tampa. Assim poderíamos do lado de fora desta caixa, aparafusar o fio respectivo a cada tampa, cada tampa com seu parafuso. Desse modo pode-se usa-la totalmente dentro da água.

Comentários

Postar um comentário

Se gostou do artigo comente.