Recarregando manualmente cartuchos pequenos de impressoras HP


    Neste tópico aprenderemos a recarregar os cartuchos de impressoras HP sem a ajuda de nenhum dispositivo complicado ou difícil de encontrar. Bastando ter em mãos apenas; seringa de injeção que se pode comprar em farmácias, e não importa o tamanho em ml, tinta para impressora e papel absorvente, pode ser papel higiênico mesmo serve. Quando compramos um cartucho para abastecer nossas impressoras, na embalagem vem a recomendação para que usemos cartuchos originais, não réplicas nem mesmo reabastece-los.
   Porem se usamos muita tinta em nosso trabalhos imprimindo muitas folhas de papel, ficaria muito caro comprar vários cartuchos pelos valores de  hoje. Leva-los para recarregá-los seria uma opção mais barato à primeira vista. mas na verdade, teríamos que ir com mais frequência abastece-los em um estabelecimento recargas, o que seria nada muito cômodo, e nem todas as oficinas reabastecem cartuchos pequenos, trabalhando mesmo só com os maiores.
   É mais cômodo e barato abastece-los em casa, bastando sempre ter tinta para este fim.
    Um outro detalhe que temos que observar é o seguinte. Nestes cartuchos HP , existe um sistema que mede a quantidade de tinta original e repassa o valor de seu interior para a tela de seu computador, através do software da própria impressora. A partir da primeira recarga que fizer, não terá como saber a quantidade de tinta em seu interior que você colocou no interior da peça. Mas nada disto afetará o seu uso, e nem mesmo o funcionamento de seu equipamento "impressora e cartucho", apenas terá que se contentar em saber que a tinta esta acabando quando as letras desenhos começarem a ficarem meio apagados sem nitidez, este será o momento para adicionar mais tinta. Sendo cartuchos coloridos, ao sentir que em uma das cores sua tinta esta no fim, adicione mais tinta para que esta peça sobreviva por mais tempo. Isso porque seu funcionamento é a base térmica, secou a tinta seu cartucho pode queimar. ao comprar um novo, todo sistema volta ao normal, podendo novamente ver na tela a quantidade de tinta.  Resumindo: Só conseguiremos verificar a quantidade, se o cartucho for novo e que nunca tenha recebido recarga antes. Neste tipo não adianta ser tinta original que não vai marcar quantidade no monitor.
Os cartuchos HP, são fabricados para durar uma única vez. Com  os procedimentos ilustrados, daremos um pouco mais de vida à eles.
    Se possível não toque as partes metálicas de seu cartucho com as mãos na hora de fazer a recarga ou retira-lo de impressora, mas podemos limpar os contatos com uma borracha branca e macia de apagar letras feitas à lápis "borracha escolar", se os mesmos estiverem muito sujos. Basicamente são duas as partes metálicas; cabeça de impressão, Não passe borracha nessa parte "parte de baixo lado (A)", e a base de contáctos "lado onde o cartucho se conecta com a impressora lado (B)". 


Cartuchos de impressão


Temos um selo na parte superior (1). Em primeiro lugar, deveremos levantar este selo até que possamos visualizar o primeiro furo para abastecer, não precisa retira-lo todo (1a). Sendo cartucho preto é o primeiro furo perto dos contatos. insira a agulha da seringa mas coloque somente um centímetro mais ou menos, se colocarmos mais que isso poderemos perfurar a peneira que existe em seu interior, portanto cuidado. A seringa pode ser de qualquer tamanho, e não precisa enche-la totalmente, vá inserindo a tinta devagar no cartucho e  sempre dê uma olhada na parte de baixo "cabeça de impressão". Quando  aparecer os primeiros vestígios de tinta, pare de inserir (2). 


Inserindo tinta



Agora olhe embaixo a cabeça de impressão, e veja se esta vazando ou úmido de tinta (3). Se estiver, coloque o cartucho com o lado de impressão voltado para um papel absorvente macio, ou papel higiênico, para absorver a tinta excedente (3a). Dobre cinquenta centímetro de papel higiênico e faça testes de impressão como na imagem (3b), coloque o cartucho sobre o papel higiênico dobrado por 2 segundos retire e veja a impressão, vá carimbando o papel até notar o formato do desenho com as linhas retas e não ovaladas ao redor. Ao imprimir no papel, o desenho sair como na figura, pode-se dizer que ja esta bom.
Verificando cartuchos HP


Pronto é só colar o adesivo novamente com a própria cola e colocar na impressora e trabalhar. Se inserirmos  um cartucho com a cabeça de impressão gotejando, o sistema vai dar erro como se estivesse queimado e sujar todo o seu equipamento. O procedimento do papel higiênico  ou papel absorvente, é para evitar esse inconveniente. 

Cartuchos coloridos  HP Imagem 4a
 Imagem 4b:
O mesmo procedimento se usa em cartuchos coloridos, com a diferença de usarmos três seringas; três cores. O detalhe é; nunca trocar as seringas para cores diferente daquelas que se usou na  primeira vez, isso pode contaminar as cores.  
      Observar onde colocar a tinta de cor adequada no lugar certo do cartucho, caso contrário, um exemplo seria uma flor que é vermelha, ficaria verde com as folhas vermelhas, temos que tomar muito cuidado nesta parte, além de contaminar as cores em seu interior. Um amarelo não seria totalmente puro, mas misturado ou simplesmente contaminado.
      Depois que se descobre a configuração das cores de determinado cartucho de impressão, tudo fica mais fácil. Enche-se cada orifício com a sua respectiva cor,  depois fazemos como o cartucho de tinta preta em um papel para ser absorvida, e desta vez verificamos se as três cores estão presente veja imagem 4d. atingindo este objetivo, fechamos o lacre e poderemos imprimir normalmente.
      É apresentado somente a configuração da tinta do cartucho colorido HP75 tampa verde, e o HP74 tampa preta, não é necessário configuração, por apresentar somente a cor preta em tinta.

Configuração das cores do cartucho HP 75:    Imagem 4C
amarelo - Y             vermelho - R           azul - B  


Cartucho HP

Quando uma das cores não esta presente e você já colocou tinta, talvez esta parte pode ter entupido ou ter queimado, isto se deve ao fato de uma das tintas acabar e continuarmos usando a impressora, a cabeça de impressão trabalha termicamente e usando a tinta para se resfriar, faltou tinta, queima-se.

Comentários