Sintetizadores de voz uma ajuda a quem precisa de uma leitura eletrônica

Sintetizadores de voz

O que são?
São aplicativos que nos permitem escrever e o computador lê pra você, reproduzindo letra por letra com o som semelhante à voz humana.
      Hoje podemos desfrutar das maravilhas que a tecnologia traz para nós. Há muito tempo, tínhamos que nos contentar em ler um artigo, ou pedir que alguém leia para nós. Agora temos uma grande ajuda tecnológica, deixando os deficientes mais independentes. Podemos escrever, e o computador lê o que esta digitado podendo ainda ter a  favor, a escolha do tom de voz. Se uma pessoa tem problemas da fala e precisa dar uma palestra para um público que tenham problemas de cegueira, pode-se recorrer a um desses meios que seria um ótimo recurso. Mas há muitas pessoas que não conhecem esses recursos, e alguns nem tão caros, bastando para isso um simples computador nas mãos e ligação com a rede web. 
      Muitos sites disponibilizam páginas online com sintetizadores de voz, o que seria uma ótima ajuda, tanto para a fala quanto para aprender a pronuncia das palavras, formação de frases. Existem os softwares específicos para deficientes, mas o preço ás vezes assustam, alguns são gratuitos e nem sempre reproduzem o som da voz como gostaríamos, tendo que adicionar alguns recursos extras  para funcionar de acordo com o pretendido. A verdade que às vezes, é uma voz meio robotizada, e o aplicativo ainda ocupa espaço em disco no computador. A vantagem nesse caso, é poder usar sem a necessidade de conexão com a rede web
      Tem vários sites com o propósito de leitura de textos. Neste blog temos alguns links, onde poderá fazer vários testes e escolher o melhor para si. Mostro aqui um tutorial do primeiro link, onde gostei da pronuncia que a página reproduz, não deixando nada a desejar com as pronuncias das palavras faladas por uma pessoa, portanto excelente: Ao testar, poderá escolher um rosto humano na página do site, que o mesmo reproduzirá perfeitamente os movimentos de cada palavra dita, que você tenha escrito na região certa da página. Para a pessoa que não tem problemas físicos, sera pura diversão, bastando escrever uma palavra, frase ou texto, escolhendo o idioma e se a voz será feminina ou masculina na tela do site. Em algumas páginas de alguns outros sites, são até bem legais, onde você pode escolher a velocidade da fala, ficando bem engraçada. Mas a verdade é uma ajuda e tanto à quem nescecita.

Aqui tem o link da página principal
http://www.asistentesvirtuales.com/tuavatar.html

E para facilitar, entre neste link,  www.asistentesvirtuales.com    onde se pode entrar e testar a funcionalidade da página como mostramos as imagens logo abaixo.

(1) Escolha o gênero da voz se masculino ou feminino.
(2) Escolha o idioma de sua nação, "lembrando que isto não é um tradutor", porém não ira traduzir o seu texto e sim reproduzir.
(3) Apague todas as letras desta caixinha, e escreva a sua frase neste local.
(4) Com a frase pronta, clique nesta caixinha para reproduzir. Ouça como o som da voz é reproduzida com muita perfeição. 
(5) Neste link você pode escolher o avatar que quiser, de homem ou mulher. O interessante deste sistema, é que onde passarmos o ponteiro do mouse ao redor do personagem "avatar", ele vai acompanhar com o movimento da cabeça e dos olhos.
Neste site se você quiser, podera enviar uma foto sua que a empresa fará um avatá para você.
Reprodutores de voz

      Temos mais um site onde poderemos até escolher a tonalidade da voz, onde consegui vários efeitos, tanto de voz em que se pode falar com uma velocidade muito rápida, quanto tão devagar que o som da voz mais se parecia com a voz de uma pessoa muito cansada. Vale a pena testar. Este é o link para a próxima imagem http://www.oddcast.com  

(1) Primeiro escolha o idioma de sua nação.

(2) digite as palavras para reproduzir.
(3) clique neste botão "Say it" e ouça 
(4) Neste botão você pode escolher o avatar
(5) Aqui escolhemos o rítmo da fala, o que faz parecer uma pessoa muito velha, ou sistema eletrônico. Como se pode ver, todos são páginas gratuitas.
Reprodutores de voz
Existem os softwares específicos para a função, mas por enquanto estou testando e não podendo falar muito à respeito. fica os links para quem quiser testar ou fazer  uso.

Softwares específicos

Sintetizador Liane
http://intervox.nce.ufrj.br/lianetts/correlatos.htm

Balabolka - Este programa você poderá baixar a partir de vários site de download

Comentários