Montagem de lâmpadas fluorescente conhecendo o reator elétrico



      Aparentemente, parece difícil fazer a instalação de lâmpadas fluorescentes, principalmente quando observamos eletricistas fazendo o seu trabalho com maestria, e no final, tudo funcionando que é uma maravilha. A verdade, é que os próprios equipamentos já trazem as informações que precisamos para fazer a instalação, basta saber interpreta-las e onde elas estão localizadas.

      Com as informações que absorvemos, misturadas com um mínimo de noção em eletricidade, podemos fazer muitas instalações simples. E com o conhecimento de simples instalações, teremos base para montar algo muito mais complexo. Depende de muita dedicação. Para ser bom em qualquer profissão, basta empenhar-se, descobrir onde as informações estão, e refina-las do jeito que você entende. Dizem que uma imagem valem por mil palavras. Neste caso, tem muitas delas para que se possa ter um bom entendimento no andamento em uma montagem.

      Vamos ao tutorial.
Começaremos com o conhecimento das peças que vamos usar.

(Imagem1) Starter 
Tem reatores magnéticos, que precisam do uso desta peça em seus circuitos, como na montagem que será mostrada.
Reator e Esquema


      Temos vários tipos de soquete; Em alguns, simplesmente encaixaremos os dois terminais da lâmpada nos seus respectivos furos. Outros, além de encaixar, teremos que girar a lâmpada, para que a mesma fique firme no lugar, e tenha contato com os terminais do soquete. Neste caso, respeite a fenda do soquete, e faça com que a lâmpada entre com os terminais na vertical e depois gire para que os mesmos fiquem dentro deste suporte na horizontal. Isto quando tudo estiver montado na calha.
      Temos a calha, em que seu tamanho vai depender da potência que queremos usar no ambiente, e com isso a lâmpada nas mesmas proporções, não esqueça disto. Calha, é onde montamos  o conjunto da lâmpada e seus componentes. Se temos uma calha para uma lâmpada, o reator será para uma lâmpada; calha para duas lâmpadas, reator para duas lâmpadas, e assim sucessivamente.
      (Figura2) No reator temos informações importantes que não podem ser deixadas de lado, não são enfeites, e são essenciais para uma boa montagem do equipamento. São elas: esquema elétrico, configuração para redes 110  /220 volts, codificação dos fios. Essas informações estão geralmente na parte superior do próprio reator. como se pode ver.



(Imagem3) Aqui abaixo vamos detalhar um pouco mais o que estamos vendo acima. Essas informações são divididas em duas seções. A primeira temos o tipo de ligação na rede elétrica 110 ou 220 volts. Como estamos vendo, podemos ligar esse reator em redes de 118volts a 127volts não podendo ultrapassar esta carga que o aparelho não vai suportar. A informação de baixo, é que podemos ligar uma lâmpada fluorescente de 36 a 40 watt, observe bem 1 lâmpada. Caso fosse duas lâmpadas, a informação seria: 2 X 36/40W "Duas lâmpadas de 36 ou 40 Watt".


(Imagem4) Claramente se pode observar o equipamento montado, basta agora interpretar. Onde se vê um círculo e um "S"dentro, este é o símbolo de nosso starter. A lâmpada e o reator pelos formatos com o nome dentro, não tem erro, e as cores dos fios. As Letras "F" fase ou positivo; "N" neutro ou negativo. Acompanhe todas as fiações com as cores, e siga rigorosamente como manda o esquema de montagem do reator que você tem em mãos, ele pode ser diferente desta amostra.



A montagem do equipamento (figura 1) imagem abaixo
Se o esquema do reator fizer uso de um starter, ligue o fio da base do soquete primeiro, antes da montagem na calha, isto facilitará o seu trabalho. Para que não haja erros, veja imagens. O terminal "A"que esta só, ligamos o fio do starter, o outro não ligamos. Note que o terminal não usado, é maior e se adentra para essa mesma peça. Em "B" aparafusamos o fio que será ligado ao outro soquete. Quando não usamos starter, os dois terminais serão usados para a fiação do reator e os dois soquetes são iguais nas duas extremidades.
  (Figura 2)
Veja como vai ficar, os dois fios sobrando, e serão ligados no reator respeitando as cores do mesmo. Como visto abaixo, será a fórmula da montagem na calha. Em seu lado esquerdo seria fio azul, como pede o esquema, mas foi colocado vermelho para ter uma visualização melhor.
lâmpada fluorescente
(figura 3), temos o encaixe do soquete  por baixo da calha.
      Depois de colocado o soquete embaixo, vire a calha, coloque  o parafuso por cima deste e aperte. Aproveite e encaixe o starter no furo maior, gire para que ele se encaixe e tenha contato. Faça o mesmo do outro lado, sabendo que lá não terá starter, e sim soquete comum.
(figura 5)
Depois de pronto ficará como mostra

(figura4)
Como o conjunto da lâmpada ficará virada para baixo no teto, e o reator dentro da calha.

      Chiiiii sera que esquecemos onde vai ligar na rede??,  é só olhar em seu reator o que pede, veja o esquema, analise as cores dos fios.

*Temos outro exemplo:
 Vejam a diferença abaixo;
(figura1)Aqui esta um reator eletrônico para duas lâmpadas. É só fazer como no início do tutorial acima, não vai errar. A diferença aqui, é que ele é bivolt, e tanto funciona em 110 como 220volts usando duas lâmpadas.
Lâmpadas fluorescentes
(figura 2) Nesta imagem mostro somente a ligação da entrada de energia, "configuração", porque o restante da explicação já foi explanado no início. 
Vejamos: Se a rede da casa é 110 à 127 volts, ligaríamos os fios branco e preto na rede, isolando o marrom. E se a casa fosse 220volts, os fios marrom e preto seriam usados, isolando o branco. Essa é a configuração do sistema apresentado, o que talvez possa estar em suas mãos pode ser ligeiramente diferente. 

A partir daqui, você começa a ser capaz de fazer uma instalação deste tipo de equipamento sozinho (a) economizando no final e fazendo do seu jeito. Perca um tempo, mas estude o manual que vem junto de qualquer aparelho, é a chave do seu sucesso em montagens. Perde tempo estudando, mas ganha experiência com essa atitude. A quantidade de lâmpadas não importa, o que manda é seguir a risca o que esta escrito.

(figura3) Um exemplo de montagem explicação fora da calha e observe os pares de fios.



Comentários

  1. Tenho um reator 2x40w de 6 cabos se saída (3 pares), mas quero usar apenas uma lâmpada. É possível? Como fazer?

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde
    Fio branco é positivo ou negativo
    Pra estalar luminária

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Se gostou do artigo comente.