Vamos aprender a desfragmentar o disco rígido do pc

      Isto melhora o desempenho do computador

      A desfragmentação é necessária, para manter um computador em funcionamento ótimo. Quando não fazemos esse procedimento, o mesmo fica com dificuldades para acessar os dados no disco. Isso porque ao instalarmos e desinstalarmos qualquer arquivo no pc, isto gera fragmentos, que com o passar dos dias em trabalho, vão acumulando e tornando difícil a busca por dados gravados. Explicando melhor, os dados ficam desorganizados, com falhas. Com este procedimento iremos reorganizar tudo em seu devido lugar. É como este texto, que ao apagar qualquer uma das frases, ficaria um espaço em branco, e se fôssemos escrevendo e apagando e voltando a escrever mas não nestes espaços apagados, ficaria um texto cheio de espaços enormes em branco, e depois da folha toda cheia, escreveríamos nesses espaços em branco, Vejam só que bagunça!! Para abrir lugar, e juntar todos os espaços, reorganizamos tudo e eliminamos todos os lugares vagos, no caso do computador, é a desfragmentação que faz essa reorganização. Se tem muito tempo que você não faz esse procedimento, ou pior, se nunca fez, deixe para um dia que não vai usar seu computador, pois é um procedimento demorado. Vai levar algumas horas para concluir tudo e enquanto ele faz esse trabalho, vá passear, tomar um bom café, brincar com as crianças etc...

Aqui temos um tutorial para esta postagem, basta seguir;

Em primeiro lugar clicamos em iniciar

iniciar

Depois em Todos os Programas
entrando no sistema

Acessórios

Ferramentas do sistema

Desfragmentação de disco, dê um clique aqui para abrir a janela.

Escolha em qual partição desfragmentar em seu disco. Você poderá fazer em uma partição, terminar, e depois em outra, Não dá para desfragmentar as duas ao mesmo tempo.
desfragmentação

1- Podemos clicar em analisar
2-  ou ir direto em desfragmentar
3 Aqui nestas duas áreas cinza, é onde veremos a nossa estimativa de fragmentos. Muitos espaços em branco entre as linhas azuis, e linhas vermelhas, significa necessidade de um bom trabalho de desfragmentação. E uma barra praticamente sem espaços e toda em azul, é sinal de não necessidade de desfragmentação.

Clicando em analisar, passados alguns segundos, podemos ver as barras azuis, e vermelhas se for o caso, e depois de algum tempo, a experiência nos  mostra só de ver as barras o quanto precisamos melhorar nossa máquina.


Ao clicar em desfragmentar podemos ter esta pequena janela nos informando que não será preciso a desfragmentação, neste caso podemos fechar as duas janelas e usar o computador normalmente. 


Sendo necessário, logo veremos as duas barras de progresso em ação, a primeira é a amostra atual, e a segunda como esta ficando o seu progresso.


Assim que o sistema concluir a desfragmentação, será exibida uma mensagem em uma pequena tela, como a apresentada.

Terminando podemos  fechar a janela e voltar ao funcionamento normal do pc.

Muitas pessoas não utilizam esse procedimento por não saberem, e é essencial a um bom funcionamento da máquina.

Comentários