Renuncia do Papa Bento XVI em 28 Fevereiro de 2013

A renuncia de um Papa

Papa
 Origem da imagem
 http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=287608

O alemão "Joseph Ratzinger"  Papa Bento XVI, maior autoridade da igreja católica desde 2005, em 28 de Fevereiro de 2013 renunciou ao seu papado. 

"Deacordo com o jornal Globo G1 A última audiência pública do papa, foi no dia 27 de Fevereiro, na Praça de São Pedro, no Vaticano,  para que os fiéis possam assisti-lo e se despedir discurso da renúncia, a primeira de um papa em séculos, foi feito entre as 11h30 e 11h40 locais (8h30 e 8h40 do horário brasileiro de verão), segundo o Vaticano., conclave (reunião de cardeais para escolher o novo Papa)Antes de Bento XVI, o Papa Gregório XII foi o último a renunciar ao cargo. A renúncia de um papa está prevista no Código de Direito Canônico, no artigo 332.2, que estabelece que, para ter validade, é preciso que seja de livre e espontânea vontade e não precisa ser aceita por ninguém. Segundo o código"

      É o segundo  papa a renunciar do cargo em séculos de história. O mundo tem a sua história, que é habitado por pessoas, que também tem a sua história, e a história, é feita de fatos. Alguns marcantes, e outros nem tanto, outros povoam a mente das pessoas por longos e infinitos anos. Nenhum ser humano é perfeito, e muito menos temos capacidades iguais, grau de resistência parecidas a nosso próximo. Quando não estamos satisfeitos em determinado cargo ou emprego, o que fazemos? Saimos e procuramos algo melhor. Muitas pessoas são contra, outros a favor, isso depende muito de nosso ângulo de visão. O certo seria nos colocar no lugar das pessoas para sentir um pouco do problema. Se a saida do Papa é mesmo saúde, ele tem o direito de sair, assim como qualquer um de nós, podemos pedir demissão de um emprego a que estejamos trabalhando. Todo lugar tem os seus problemas, não sabemos direito o que se passa no Vaticano, mas sabemos que nem todo lugar é um mar de rosas, nem todo religioso é santo, seja qual religião for. Há boas pessoas que podemos acreditar, mas quem são elas? É difícil saber. bem e o mal estão misturados. Mas voltando ao nosso querido Papa, cada um tem uma personalidade, tem papa que tem um ótimo carisma, viajador, conhecedor, assim como todos eles o são, mas o que diferencia uma personalidade interessante dessas é mesmo o seu carisma, o que faz as pessoas se emocionarem com a sua chegada, e o quererem essa ilustre visita em sua Terra. Lembrando uma personalidade que deixou a sua marca e muita saudade, e que jamais será esquecido, é o nosso Papa João Paulo II, carismático, viajou muito, e por isso muito conhecido, cumpriu a missão a que veio.
Cada época teremos um tipo de problemas diferente, nos dias de hoje os problemas a serem emfrentados por um papa são: aborto, casamento de pessoas do mesmo sexo, problemas dentro da própria igreja. Aos nossos olhos parece fácil, mas pela igreja são questões para lá de difícil. Neste caso algumas regras teriam que ser quebradas para se adaptar a nossa atualidade, e as regras da igreja são bem rígidas. Imagine que até a pouco tempo, só era permitido um homem e uma mulher se casarem e a se procriarem, dando frutos enchendo a nossa Terra. E agora com a evolução, e muitos problemas de superpopulação, aids, controle de natalidade que não existiam a décadas atráz. Pessoas que gostam de pessoas de mesmo sexo se escondiam, muitos pais tinham vergonha de seus filhos. Hoje é diferente, ninguém se esconde, e cada um tem o direito de viver do jeito quer bem quiser, inclusive se casando. Agora é com a igreja. O Papa terá que resolver esses tipos de problemas, que aos olhos da própria igreja será bem difícil, não se resolve da noite para o dia é uma instituição muito conservadora e que tem muitas pessoas conservadoras. Sem apologias: Mas se irmos pelas leis de Deus, que diz que casamento só entre seres de sexo diferente, é um problema bem grande, e que a vida não pode simplesmente ser retirada, no caso o aborto, são questões também  muito difíceis, não são todos, mas alguns padres fazendo o que sempre olhamos nos noticiários, etc. Para ser Papa tem que ter pulso de aço, existem graves problemas para serem solucionados, e esses são os que sabemos, imaginem!!! Não é simplesmente entrar e rezar. Bom se parar para pensar tem que entrar e rezar mesmo, porque a coisa ta bem feia mesmo. Um Papa carismático seria bom, mas se for uma pessoa fechada...Uma pessoa mais aberta tem mais chances de converter pessoas. Todos o querem. Seja qual for o Papa que se sentar naquele banco, que consiga resolver todos esses problemas, e que Deus olhe por todos nós

Comentários