O Problema do lixo





      Nos dias de hoje, com a divulgação nos meios de comunicação sobre esse grave problema, as pessoas ficaram mais conscientizadas. Mas sempre vai existir uma parcela da população que não dão a mínima para os acontecimentos ao seu redor, e muito menos aos seus semelhantes. Em outras palavras, não adianta você pegar o seu lixo, ensacar, fazer tudo direitinho, separar papel, orgânicos, plásticos, metal e do seu lado alguém fazendo tudo errado. Esta certo que cada um faça a sua parte, mas... Olha lá néee. Todos tem o dever de colaborar.
      Há algum tempo à beira das pistas, estradas, eram puro lixo que os ocupantes de veículos em movimento, arremessavam pela janela . Hoje notamos uma grande melhora na educação da população. As campanhas foram bem eficientes, e com a ajuda da lei proibindo jogar lixo do interior de veículos, obtivemos uma melhora significativa a respeito do visual de nossas pistas. Sempre encontraremos uma certa quantidade destes materiais por toda parte. Por termos muitas pessoas que ainda ignoram a mídia, e os comentários boca a boca, falando sobre o tema. Por isso o lixo sempre estará em nossos caminhos.
      Neste mesmo contexto do problema, poderiam valorizar um pouco mais, alguns profissionais que trabalham com o lixo. Olhamos nas ruas os catadores de papel, latinhas, etc, com seus carros de duas rodas sendo puxados consigo, parando em todo canto, juntando materiais para fazer um  dinheirinho e ao mesmo tempo ajudando fazer a limpeza de toda a cidade. Os garis atrás de caminhões do lixo, com essas substâncias que exalam cheiro terrível, e fazendo a limpeza de toda a cidade. Com isso, trabalham em situações, uma pior que a outra.Cheiro entranhando em todo o corpo. se arriscando contrair uma doença. Seria muito bom se não jogassem venenos no lixo, ou na comida que se joga fora. Pois muitos seres humanos vivem exatamente daquela comida que você esta jogando fora. Ou você esta alimentando alguem, ou esta matando sem saber. Pense nisto ao jogar comida no lixo, ou veneno.
      Com relação aos vasilhames, costuma-se deixa-los com o fundo furado, para que não acumule água da chuva evitando surto de dengue e outros males, e ao mesmo tempo, que o líquido do lixo somado com o restante de lixos orgãnicos em decomposição, depois de passados algum tempo, se transforma em um líquido muito ácido chamado "chorume", que escorre para o fundo da Terra, contaminando os lençóis freáticos e trazendo uma série de transtornos. Um outro problema que ao meu ver não foi implementado direito, digo direito por nem todas as cidades, estados não terem a coleta seletiva; onde descartar pilhas, baterias, eletrônicos, óleo de cozinha. Até funciona em alguns poucos lugares, o resto continuam jogando esses materiais em locais impróprios, porque os programas governamentais ainda não funcionam direito, e em muitos lugares nem funcionem ou existem. própria parte orgânica do lixo em decomposição, com o aquecimento das bactérias, produzem o gáz metano que pode ser bem usado, mas que na atualidade seu uso ainda é bem fraquinho. o resto ainda é desperdiçado, ajudando a destruição da camada de azônio. As bolsas plásticas, foram só umas propagandas momentâneas porque ainda nos dias de hoje, o que mais estamos vendo são bolsas plásticas, para colocar os produtos ao sairmos de um estabelecimento comercial.

Comentários