Idade e os cabelos da minha velhice chegando



 A idade pesa com os cabelos brancos


    Toda a geração tem o seu tempo, suas brincadeiras, suas dificuldades e seu jeito de ser. Todo adulto já foi uma criança, todo velho já foi um jovem, e nunca esse sistema funcionará ao contrário. A não ser que o idoso tenha a sua lucidez em declínio, o deixando como se fosse uma criança, agindo como criança, por problemas da própria idade. Esse é o único jeito em que viramos crianças novamente.
    Nada melhor que conversar com uma pessoa bem idosa, totalmente lúcida, Os tempos vividos, as suas histórias, experiências, o passado dessa pessoa. É só ter um pouco de paciência e ver que  vale à pena conversar. 
   Aprendemos muito com esses onde muitos os desprezam. É muito engraçado e ao mesmo tempo triste, quando imaginamos no que olhamos nas ruas. O desprezo com os velhinhos. nos ônibus, nas ruas, e muitas pessoas pensam que ficarão jovens para sempre, se esquecendo que o futuro é tão próximo e nosso corpo depois da adolecência, ou aborrecência, época em que se acha que pode tudo, e só aborrecimentos para os pais, estabiliza um pouquinho na idade, e depois entra devagar em  declínio, como se fosse uma fruta que nasce, cresce, e começa a madurar. Se não tiver quem colha, apodrecerá, virando pó outra vez. 
   O mesmo acontece com as pessoas. nascemos crescemos, adolescência chega, entramos na vida adulta, e aqui estamos, nosso corpo devagar, mas, em completo declínio,  Aquela pessoa cheia de energia, um dia tem o seu declínio, seja quem for. Imagina você com a mesma idade, pensando todos os dias, sendo desprezado, por todos, sem falar na própria família. ninguém aguenta, é só sentir na pele um pouquinho desse desprezo, se colocando no lugar e tendo uma ideia do que passa com essas pessoas. a idade não ajudando a se defender. Não existem ninguém superiores aqui nessa Terra, mas sim, pessoas que por um motivo qualquer, acham  que são eternos, terão vida e juventude, que o tempo não os consumirá, fazendo o que cansamos de ver em noticiários e nas ruas, desfazendo dessa parte da população. 
   Se você trabalhou, merece aquele salário, se aposentou, é porque fez por merecer para usufruir daquela parte que te pagam, por suas forças não ser a mesma de muito tempo atrás. E não adianta chegar os filhos e tomar o que tu tens, eles terão que fazer sacrifícios também, para mais tarde ser mais um aposentado usufruindo do que fez na juventude. 
  Tudo que aprendemos, foi alguém que nos ensinou um dia. Por suas experiências,  temos que dar razão para aquele corpinho cansado, muitas vezes debilitado, doente, e sem alguém para cuidar. Muita luta, cuidar dos filhos, talvez até não comendo para que os pequenos comam. O que eles tem em troca? Desprezo por isso? Eles deram o que comer, e os mesmos tem pra comer? As dores quando crianças, as preocupações, tudo isso tiveram com você, e você tem com eles? A meus cabelos brancos, rosto enrugado. 
   Já se foram os muitos respeito. Eu tenho casa, mas se puderem me jogam em um asilo, e lá fico esquecido, passando todos os meus aniversários só, ainda levam a aposentadoria. Eu sempre lembrava de todos, mas ninguém se lembra de mim. Quando sinto algo, dizem eu estar ficando louco, é coisa de velho. Mas, é a vida.
   Eu já tive a idade deles, era jovem, bonito, tinha  força. Meu trabalho, Hoje tenho que viver da bondade das pessoas. O que foi feito de errado? Velhice pega? É doença? 
Cuidado! Você é o próximo desta caminhada. "Reflita".

Comentários