Direção Defensiva para se proteger e as outras pessoas

  Direção defensiva é uma maneira de proteção aos ocupantes de veículos, pedestres que circilam em uma via. É pensar rápido a tempo de se safar do problema que nos possam causar.
    Quantas vezes nos deparamos com notícias de acidentes de leves à graves, pequenas à grandes proporções. Imagine bem; você esta viajando tranquilo em um determinado caminho com seu veículo e, na direção contrária um veículo que por 
enquanto esta correto na faixa dele, de repente nota-se que ele mudou de faixa e vem em sua direção, ao seu encontro. O que fazer? Ás vezes nem sempre  é  imprudência do condutor Vindo em sentido oposto. Ele pode passar mal repentinamente ao volante,  Um pneu pode estourar, uma falha na direção pode acontecer. O que no meu entender não caracteriza imprudência. Mas ultrapassagens em faixas contínuas etc, sim,
   De todos esses casos, é bom saber se virar e sair do sufoco. Pode até acontecer um problema qualquer, mas com a perícia do condutor o problema se torna menos pior.   
Ultrapassagem Perigosa
 Origem da imagem
http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a2776496.xml&template=4187.dwt&edition=13908&section=1196

A começar, devemos nunca esquecer os ensinamentos que tivemos em sala de aula assim que retiramos nossas carteiras de habilitação. Esse é o primeiro passo da direção defensiva. Respeitar todos os sinais que não estão lá para enfeite, e sim, tem um propósito de te conduzir com segurança. observar se os veículos estão em boas condições, e manutenção em dia, isso é essencial, antes de sair rodando por aí.
verificar sempre seu veículo antes de sair. calsará menos dor de cabeça. tudo que esta sendo comentado até aqui, é básico.
Agora vamos a algumas regras em movimento
em uma reta podemos andar bem á vontade, com a atenção em todos os detalhes da via. cansamos de ver muitos motoristas que sabem muito bem andar só para frente, e esquecem que existe espelhos para esta finalidade, "olhar para traz". Outros com o som tão alto que nem ao menos conseguem ouvir uma buzina de alerta que tem alguém ultrapassando, talvez neste momento por não ouvir, o sujeito vira para o mesmo lado calsando o acidente. Por favor que liguem seus sons, mas que ao menos ouçam um pouco o exterior de seu carro "som ambiente". Atenção em pistas molhadas, ao se aproximar de poças de água tente diminuir, estando em cima dela, solte o veículo, não tente frear não vai te obedecer, e será pior. se aquaplanar faça o mesmo, solte o veículo, e só tente fazer algo quando sentir que esta em piso firme novamente. não se desespere neste momento, tudo que conseguir a partir daí será lucro. Antes de entrar em uma curva, desacelere, para acelerar quando chegar no meio da mesma e entrar firme. a velocidade de uma curva depende de cada pessoa, não podendo especificar a mesma. Não tente ser um piloto de formula 1 nos caminhos de nossas cidades, tem muita diferença. Na pista de f1 não temos veículos vindo em direção contrária, e muito menos pistas esburacadas. Os carros são preparados para alta velocidades, e tem equipamentos para proteger os pilotos de possíveis acidentes. o mesmo acidente de formula 1 grave, o piloto sobrevive, enquanto com as mesmas proporções em via pública talvez não sobre ninguém para contar a história, fora quem estiver passando no local, pode ser mais uma vítima. Se algo vem à sua direção olhe rápido para os lados, e veja onde pode sair sem muitos problemas, "objetivo: sair vivo". se é um lugar amplo porque continuar na mesma direção? Se acontecer um estouro de pneus, não pise nos freios de imediato, isto pode provocar uma capotagem, e ao frear, o peso tenderá a forçar para o lado onde tem pneu furado, por estar mais baixo levando toda a estrutura inclinar a esse sentido, ocorrendo a capotagem. Então tenha calma e deixe a velocidade cair gradualmente. É o mesmo se faz, se uma roda se soltar.

Comentários