Como Fazer Concreto em Casa

 Prepare sua massa ou concreto em casa.


Costumamos ver os pedreiros trabalharem, e vemos cada uma construção maravilhosa. Com o intuito de ajudar a quem precisa de uma mãozinha, que deixo este tutorial  para facilitar um pouco a sua vida. No começo nada sai perfeito, mas com a prática quem sabe você não se torne um às da reforma, ou da alvenaria!!! Vamos começar com as medidas.
Para se fazer um concreto, podemos usar qualquer vasilhame  de qualquer tamanho. Usa – se o balde na construção civil por ser prático, e ao mesmo tempo ser praticamente padrão. A medida é a seguinte; Quando dizemos
1:1 dizemos, um balde de areia, um balde de pedra e um balde de cimento,
2:1 dois por um, São dois baldes de areia, dois de pedra, e um balde de cimento;
3:1 dizemos três baldes de areia, três de pedra e um balde de cimento. 
Não importa o tamanho do vasilhame, isso irá depender do que você quer fazer. talvez seja pouco concreto, para tapar um buraco pequeno, que seja uma lata pequena mesmo e não ficar sobrando material depois sendo desperdiçado.  sendo um trabalho normal, podemos medir em um balde, e se precisamos que seja um grande serviço, medimos no próprio carrinho de mão, como se fosse uma lata de tamanho maior.

 Vamos aos procedimentos.  
Em um lugar plano, medimos a areia primeiro, colocamos o cimento e misturamos até ficar uniforme.
Abrimos um buraco no meio desta mistura e colocamos as pedras. jogamos o primeiro balde de água todo, e começamos a mexer a mistura colocando mais água, só que devagar e sempre mexendo, até ficar totalmente concistente e homogénea um concreto cremoso, que não fique escorrendo muito, e nem duro demais.

Esse é o tipo de concreto para fundações, vigas, colunas.
Para um concreto mais forte, ou adicionamos mais cimento, ou diminuímos a quantidade de areia e pedras, proporcionalmente.
se retiramos um balde de pedras, retiramos também um de areia.

Quando dizemos traço de massa ou concreto, nos referimos a uma porção que você fez, se fizer outra, será outro traço.

Massas para paredes:

Para massas de paredes e assentar tijolos, elas são um pouco diferente. Podemos usar massas mais fracas, e sem as pedras
Neste caso temos que coar a areia, para retirar pedras e outros materiais que estão no meio. As pedras atrapalham os colocar tijolos quando estão sendo assentados. Para que a massa segure e não fique caindo, ela precisa ter liga, e para ter essa liga, podemos usar terra amarela, cal, pó de pedra, saibro.

O procedimento é quase o mesmo do concreto, a diferença é ser coado com peneira para retirar materiais como pedras etc.
 Primeiro coe a areia com uma peneira.
4:1  Quatro baldes de areia, um balde de cimento, o material para a liga que você escolher ( pó de pedra, cal, etc...) misture tudo e vá colocando água até conseguir uma massa pastosa, grudenta, e pode-se usar em seu serviço.
Podemos fazer uso de massas mais fracas ainda sem prejuizos para a obra, só não devemos economizar demais, poderemos ter alguns desprazeres.


Comentários

Postar um comentário

Se gostou do artigo comente.