Bateria de acumuladores de automóveis

  Aqui são algumas dicas sobre baterias e melhorias no sistema elétrico de autos.

Noção de bateria com ou sem energia.


       Quando viramos a chave de ignição do motor de arranque para fazer um motor a explosão funcionar, o mesmo tem que receber um grande impulso, ou empurrão giratório. É essa a função do motor de arranque, empurrar um motor a explosão até que ele passe a funcionar sozinho com a energia da queima do combustível vindo do tanque de combustível . Isso quando temos carga total na bateria de acumuladores. 
      Com o passar dos tempos a bateria vai envelhecendo, e aos poucos deixando de acumular carga total. Recebe carga total, e acumula uma parte, e essa parte vai caindo com o passar dos tempos e de acordo com o uso. São 12 volts, e X amperes, é exatamente essa amperagem a força para movimentar um motor.

Ilustração de um modelo de bateria de acumuladores

       Os 12 volts continua em linha reta, mas a amperagem vai caindo tipo de cima para baixo. É como um gráfico. 
Exemplo:

Estimativa de vida útil de uma bateria
Visualização do nível de carga de uma bateria
corrente de 12 volts----amp;gt;
    
        Neste caso é usada uma bateria de 36 amperes que de início funciona muito bem, poderia ser outra amperagem. Alimentada por um alternador. De início esta carga permanece neste nível de 36A, depois de um certo tempo de uso ( meses ou anos) , cai a um nível X que jamais voltará ao que era antes, e a cada nível que cair, jamais voltará a este mesmo patamar como uma escada, um gráfico. Dependendo do estado elétrico do motor, esta dependência inclui: fuga de corrente  da fiação elétrica, curtos circuitos, alternador com regulador desajustado,excesso de equipamentos elétricos, ultrapassando a capacidade máxima que o sistema pode fornecer, farol aceso com motor desligado, é bateria pra pouco tempo. Inclui-se neste caso  bateria descarregada por muito tempo, nível baixo de solução dentro da mesma.
      A algum tempo, fabricavam-se veículos em que a alimentação de uma bateria, era feita através de dínamos. Seu funcionamento não era eficiente, necessitava de alta rotação para produzir, energia suficiente para alimentar o sistema elétrico de uma máquina. Portanto a bateria de acumuladores tinha sua vida útil muito reduzida. Um exemplo disso é a comparação entre alternador e dínamo sem precisar usar equipamentos. Coloque dois veículos funcionando com a mesma rotação de motor em velocidade baixa, e os veículos parados em ponto morto (desengrenados). Um com alternador e outro com dínamo, e veja no painel de instrumentos dos próprio veículos. Ficará uma luz piscando ou acesa no painel onde estiver com dínamo indicando que não esta carregando precisando de mais rotação; e o outro em que estiver com alternador, a luz simplesmente se apaga assim que liga o motor, indicando que esta rotação já é suficiente pra produzir energia elétrica.

Melhorias:
      Um jeito de melhorar a eficiência do sistema elétrico seria, modificar um pouco a espessura da fiação entre bateria e alternador ou dínamo para mais, ou: engrossar um pouquinho os fios para que a corrente passe com mais folga e não aqueça gerando desperdícios em forma de calor. A fiação muito longa gera resistência também. Aumentar a espessura dos fios dos faróis ajudam, além de melhorar a eficiência, aumentará um pouquinho o seu brilho, não será muita coisa. São equipamentos que trabalhão com amperagens e correntes muito altas. Uma outra melhoria seria a troca do dínamo por um alternador, em veículos com esse sistema. O motor de arranque talvez por localização de projeto não se possa fazer muitas alterações.

Verificar alternador ou dínamo:
  •  Escovas: se está gasta, trocar; produz alimentação mal feita, mal funcionamento
  • Coletor: se sujo produz fuga de corrente, consequentemente alimentação deficiente por passar corrente entre as pequenas plaquinhas de metal, impreguinadas de pó de carvão que sai das escovas, material condutor que tem de ser removido.
  • Rolamentos: se queimado ou com fuga, em curto, só substituindo
  • Regulador: ajusta a corrente para 12 volts; alguns mais antigos usavam ajustes, mas geralmente só trocando por um novo

 Motor de arranque :
  • Starter: Com defeito; produz estalos como bateria defeituosa ao virar a chave, as vezes nem i; só substituindo.
  •  Rolamento ou induzido: Se queimado; só substituindo
  • Escovas: se gastas; só substituindo; se sujas uma limpeza resolve


Não mencionando porem partes mecânicas



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