A evolução da tecnologia ( de anos atrás até os dias atuais)


      A grande mudança, dos velhos tempos dos gramofone a manivela, válvulas, transístores, chips e microchips

   A algum tempo atrás, os aparelhos eram algo que davam bastante trabalho, até um certo ponto. Hoje temos praticamente sacrifício nenhum quanto a tecnologia, mas ela esteve sempre a nosso favor. Antes eram apenas o começo de tudo, como hoje será sempre o começo de amanhã, ainda não tínhamos a quase perfeição que atingimos nos dias de hoje.Quase perfeição por estarmos sempre aprendendo, aperfeiçoando, inovando,e sempre terá como melhorar.
Indo de encontro ao passado

         Aqueles antigos tempos de aparelhos valvulados; quanta dor de cabeça, um pouco mais simples de se fazer manutenção em relação aos aparelhos de hoje, mas em compensação suscetíveis de mais defeitos, duravam pouco tempo para que viessem novos problemas.Tempos em que o primeiro foguete foi a lua, e não tinham a tecnologia que temos hoje. O computador era imenso, sua capacidade de armazenamento e processamento era tão pequeno, não em relação aos computadores que temos em casa, nem se compara, mas em comparação aos telefones que temos hoje, cabe na palma da mão e fazemos quase de tudo. imagine quanto trabalho para trocar a quantidade de válvulas,  plugar todos aqueles fios, o tamanho do HD naqueles equipamentos. Enquanto o foguete subia em viajem, cá na Terra ficavam funcionários encarregados de fazerem a troca de várias válvulas que queimavam bastante dentro do equipamento, encaixar vários plugues, ligar vários interruptores, isso mesmo uma pessoa dentro do computador, isso é só o tamanho do PC para que imaginem, quanto sacrifício hein??!!  Pra fazer funcionar!!


Pessoas trabalhando no computador ENÍAC
Foto retirada do site wikipédia em 31/08/2012

Mais um exemplo: Nos dias de hoje, assistimos um bom filme do princípio ao fim, não temos sacrifícios, só conforto. Mas antes... as gerações novas não conheceram; tempos em que assistir a um programa de TV era algo meio irritante; muitos fantasmas na imagem ( imagens sobrepostas, como se fosse fantasmas mesmo), embora a maioria das vezes poderia ser recepção nas antenas que não estivessem bem posicionadas.. Muitos defeitos de sincronismos como: imagem que entortava para direita ou esquerda, a pessoa tinha que sair do conforto de seu banco ou sofá, e regulá-la diversas vezes com um botão que se localizava na parte traseira do aparelho de TV. Imagem subindo ou descendo, era um verdadeiro exercício ou tormento. Pior ainda; como não bastasse, tudo isso acontecia no melhor de seu programa favorito. É motivo de que? Ficar com aquela raiva danada, nem assistia a programação direito nem regulava a TV.
       A traseira da TV mas parecia uma cidade a noite com seus castelos feitos de válvulas, o que garantia um gasto extra de energia em watts, aquecimento exagerado em seu interior. Demorava um certo tempo até que o aparelho esquentasse, e a imagem aparecendo devagar na tela. O interior dessas válvulas um gás, e um filamento que fazia com que ao aquecer-se, os pulsos elétricos passavam de um pólo ao outro, no caso, ânodo e catodo, sendo controlados dependendo do sistema empregado produzindo imagem e som. Tinha a vantagem em ter um som limpo em amplificadores de áudio, menos distorções.  A troca de canais da TV fazia um barulho como metralhadora, se girasse de um canal para o outro muito rápido.

 Imagens de válvulas
Válvulas antigas
 Foto retirada do site wikipédia em 31/08/2012 
http://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%A1lvula_termi%C3%B4nica 

 Vieram os transistores e consequentemente diminuição dos gabinetes, mistura de peças, ou melhor, aparelhos híbridos; parte de válvulas e parte de transistores, muitas coisas foram aperfeiçoadas, até que ficamos só com os transistores nos aparelhos.
Chegaram os CI- circuitos integrados; arquitetura de centenas de transistores, milhares, ou até milhões, em configurações específicas ou uso geral dentro de um invólucro. Com isso vieram a diminuição dos aparelhos, economia de energia trabalho mais frio, ou melhor eficiência das máquinas, comodidade para os usuários. Tempos das famosas fitas k7 de áudio, embolavam...muito, hoje temos os pendrives, cartões de memória, cabe muitos arquivos, mp3, 4, etc, telefones, pode-se gravar e ficar ouvindo horas de músicas sem distorções e paradas. Nossos aparelhos de som cada vez mais modificados. Dos discos de vinil e fita k7, vieram os CDs, agora estamos na hera das mídias digitais, que não se movem, e cabem muito mais arquivos. Um exemplo disso são os pendrives, telefones. Olhem o tamanho de um cartão de memória de telefone e máquina fotográfica e a quantidade de arquivos que cabe lá dentro. 
      Com isso o ser humano só tem a ganhar;os velhos tempos em que tínhamos os seres biônicos na TV, nem fazíamos ideia que um dia viria a ser realidade. Hoje pessoas com membros amputados, tem a chance de voltar a ser um pouquinho normal, membros substituídos por membros mecânicos, alguns já respondem aos estímulos elétricos do cérebro, e estamos simplesmente começando, embora tudo no começo é muito caro por ser único.A nano tecnologia será uma grande aliada. 
Os velhos filmes de guerra nas estrelas em que tínhamos veículos que andavam sozinhos, hoje na realidade já temos protótipos esperimentais nesse seguimento. Depois da perfeição vem as substituições graduais em que nem sentimos essa mudança, piloto automático, nem levaremos susto. A tecnologia entra em sua casa, você aceita, e pronto, não dá pra fugir. O homem é uma eterna evolução, é o único animal que se adapta a qualquer situação, que faz meios para seu aperfeiçoamento facilitando sua vida.
     Se bem usada, nas mãos de pessoas de bem, a tecnologia é e será a mão que falta a todos nessa Terra. Caso contrário será um grande tormento para todos. Não podemos deixar que a ganancia dos homens fale mais alto. Temos os bons inventores. Atrás deles vem os aperfeiçoadores, tiradores de vantagens, falsos inventores, copiadores etc...
O que o futuro nos espera?

Comentários