Four Way controle de uma lâmpada com vários interruptores

   Construindo um Triway Four Way

    No artigo anterior, foi apresentado o Triway, um sistema que controla uma lâmpada por dois interruptores, facilitando a vida de quem precisa fazer tudo sozinho. Agora imaginem um local onde é preciso controlar a mesma lâmpada por vários locais diferente. Este é o Four Way. Temos um pequeno diagrama deste circuito elétrico dividido em duas partes, onde  na parte A são dois Triway e um Four Way, Que na verdade, a lâmpada esta sendo controlanda a partir de três locais diferentes. Na parte B como podem ver, é uma lâmpada e seis interruptores, dois triways e quatro Four Ways. Você pode colocar entre os triways vários Four Ways quiser controlando várias entradas ou saidas.
Controle de várias lãmpadas




Veremos agora uma miniatura deste sistema pronto logo abaixo e acima, temos a figura do mesmo projeto feito em diagrama da parte (A) o funcionamento das chaves. Pode-se colocar quantos four Ways quiser no meio, respeitando-se os interruptores triways nas pontas.


Instalação


Vista da instalação da parte inferior
instalação


Conhecendo o botão Four Way

botão four way




      Vista inferior. Observe que neste modelo existem quatro parafusos, e dois não estão disponíveis. A ligação interna é feita em X use um multímetro para identificar os terminais, e sua instalação sair OK no final. Isso por alguns botões serem diferente desse modelo apresentado. Alguns modelos precisam de um jumper externo, (pedaço de fio). "Use um multímetro" para caso precisar fazer essa ligação do X no botão seja nescessária.
Four Way

Aqui esta o exemplo de instalação pronta
instalação de um triway


Veja a construção de Triway


Comentários

Postar um comentário

Se gostou do artigo comente.