Como identificar e consertar problemas no cooler da fonte do computador

     Quando temos um computador em funcionamento normal, ele quase não apresenta ruídos. O máximo, é aquele som característico de ventoinha funcionando, e talvez alguma vibração de gabinete, por ter algum parafuso mal apertado, neste caso vibra-se a lataria. Depois de alguns anos em funcionamento, o cooler de seu computador pode apresentar defeitos, e não resfriar como deve o interior onde estão as peças em funcionamento, Chips, ocasionando vários problemas e até mesmo uma parada repentina de todo o sistema. Essa parada é para protege-lo e não deixa-lo que ocorram avarias, prejuízo no seu bolso. ( É uma medida de segurança). Com um funcionamento irregular, aquele ventiladorzinho que fica logo atraz do computador, terá também um ruído irregular, e logo percebemos que as vezes acontecem travamentos, mas não é vírus, e sim super aquecimento do sistema. Uma boa parte das vezes, podemos resolve-lo desmontando e lubrificando, tendo um pouquinho de paciência, e teremos um cooler novinho outra vez com funcionamento normal. Para sabermos que o mesmo não esta queimado, basta aproximarmos sentir o seu cheiro e olhar se não esta com o enrolamento todo preto. Não estando queimado terá recuperação. Para fazer essa manutenção, não precisamos desconectar os plugues dos lugares. Só retire a tomada da parede desligando a energia elétrica do sistema.

Agora vamos ao tutorial para a recuperação do aparelho

 Das ferramentas, usaremos uma chave Phillips, vaselina, pedaço pequeno de papel pode ser o papel higiênico mesmo, um estilete ou faca de ponta bem fina. 
jogo de ferramentas


Dê uma limpeza, retirando todo o pó em todas as partes do computador, com um compressor ou aspirador de pó.
Temos a fonte onde olhamos o cooler( ventoinha), e os parafusos em cima a serem retirados, para a desmontagem do gabinete.
Fonte de alimentação
Com a parte superior fora do lugar, retiramos os parafusos da ventoinha com problemas.
Fonte aberta

Note que não é preciso desconectar nada.
Ventoinha à mostra


Retiramos o lacre para ter acesso a tampa principal, retire-o sem danificar, inicie com a ponta de uma ferramenta e depois puxe com a mão, sairá fácil .
lacre

 Com mais cuidado que antes, inicie a retirada da tampa sem perfura-la, isso vai evitar ficar vazando lubrificante depois.
Abrindo uma ventoinha

Abrindo o cooler


 Aqui temos acesso ao eixo do motor, onde colocamos o lubrificante. cubra -o com vaselina.
Eixo do cooler


Nesta foto observamos o compartimento cheio de vaselina, embora seja bem transparente, da para ver o seu brilho.
Cooler

Agora inicie o processo contrário, Coloque a tampa, limpe o lubrificante que sobrar em cima da tampa com o papel, cole o lacre no lugar onde estava,  monte a fonte e estará tudo OK novamente, novinho e sem barulhos, travamentos.

OBS:
  Se a élice estiver difícil para girar (muito dura), basta colocar a vaselina neste mesmo lugar, e girar a mesma com as mãos até que fique macia a sua rotação. Depois monte tudo.

Comentários

  1. Olá, meu computador e bem antigo, ele nunca apresentou nenhum problema, mas agora toda vez que vou usa-lo, depois de um certo tempo ele se desliga do nada, mas é a CPU que desliga, o resto do PC fica ligado normal, depois da primeira desligada ele não aguenta mais ficar ligado e nem mesmo iniciar, ai tem que esperar certo período para poder liga-lo de novo, só que novamente o processo se repete, estou desconfiando que seja o cooler, e que ele se desliga para não causar problemas maiores. Mas não tenho muita certeza, ele não mostra nenhum ruído e nem cheiro de queimado, esta completamente normal.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Se gostou do artigo comente.