O fim das lâmpadas incandecentes

A nossa velha lâmpada incandecente e o seu término

      Aparelho construido de invólucro de vidro, filamento de Tungstênio, e um gáz inerte para que seu filamento não se queime, entrando em combustão, ocorrendo sua queima repentina. Sua base é feita, conforme a finalidade de uso, podendo ser de rosca, encaixe etc.

lãmpada

Ela funciona da seguinte forma: 

      A corrente elétrica passa por uma resistência, que é um filamento muito fino e enrolado sobre si mesmo, obrigando os elétrons a passarem forçados produzindo muito calor. Como o filamento fica muito quente, o seu resultado é uma luz brilhante e intensa. Esse filamento é feito de um material muito resistente às altas temperaturas (tungstênio), que pode suportar aproximadamente 3.000º sem se fundir.


     Só para ver como essa peça elétrica consumia, ela podia ser usada em chocadeiras. Com a fim da fabricação das lâmpadas incandecentes, a economia das pessoas será bem visível no bolso. Toda invenção passa por um período de modificações, transições, e perfeições que ao longo do tempo vão se tornando mais eficientes, adequados ao uso de toda uma população que vão ficando cada vez mais exigentes. Esses velhos aparelhinhos nos serviram bem até os dias de hoje, tendo que serem substituidas por algo mais vantajoso. As lâmpadas incandecentes para uso residencial, estão saindo de mercado, nos dando lugar a opções melhores para  compra de algo eficiente. Quanto a iluminação pública, esses tipos de lâmpadas já foram trocadas há muitos anos. Da para ver a enorme melhoria  que fizeram com o investimento nesse setor, e estão fazendo.  Iluminações mais econômicas, com maior poder de luminância, só que diferente do uso residencial, por abranger distâncias maiores como ruas, avenidas e não um pequeno cômodo como nossas casas. Podemos ver as diferenças entre as lâmpadas antigas e o que se usam hoje.

 modelo que não se usa mais nas ruas. Ficava até bem iluminado para a época,




mas não existe comparação ao que temos hoje, em matéria de iluminação pública. Um exemplo de lâmpadas que se usa hoje
lampada


Fonte da imagem:
 http://www.cannabiscafe.net/foros/showthread.php/260489-L%C3%A2mpadas-Fases-tipos-de-l%C3%A2mpada-e-pot%C3%AAncia

   Como podemos ver, não só as residências tem o problema desses gastos, como o setor público também. Tem uma grande diferença entre uma lâmpada residencial para iluminar o interior de uma casa em termos de potência, e uma para iluminar a via pública, com  potência absurdamente grande, assim como a distância que a mesma precisa chegar. 
Quem não gosta de andar em ruas bem iluminadas? Principalmente por termos o problema com a criminalidade em ascenção. Já se foram os tempos que podíamos andar por todo canto com um lampião nas mãos, vagalume ajudando a enfeitar as noites, e de medo os contos folclóricos que assombravam as mentes inocentes das pessoas daqueles tempos e eram só. O resto sim, pura escuridão, nada como hoje. Voltando as lâmpadas, sua substituição esta sendo feita em diversos setores onde podemos citar alguns, tais como:

Portáteis
 As lanternas

       As pequenas lâmpadas das lanternas a pilha, foram substituídas por leds, muito mais econômicos. Há algum tempo, quando usávamos uma lanterna por algumas horas, ficavamos na mão, pelo consumo de energia ser alto demais. A luz com iluminação intensa ia diminuindo com pouco tempo de uso, até que tínhamos uma claridade amarelada e por fim, término da carga das pilhas. conclusão: eficiência nenhuma. Agora com o uso de leds, as vezes esquecemos a lanterna acesa, e ela continua lá, funcionando por horas a fio. podemos ir para uma pescaria bem mais tranquilo, sem o medo do apagão (baterias esgotadas).


 No transporte

       Nos veículos, este equipamento esta sendo substituído com uma velocidade muito grande. Todo equipamento de iluminação do sistema automotivo, eram feitos a base das lãmpadas incandescentes, e com um  consumo muito alto. Os problemas de queima de lanternas, principalmente com vedação deficiente das lanternas, por uma manutenção mal feita, onde a água acaba entrando em contato com a lâmpada que neste caso pode estar muito quente, e a mesma ficando preta e queimada. Já os leds não tem estes problemas

 

Vantagens e desvantagens entre leds, lâmpadas econômicas e lâmpadas incandecentes.

Lâmpadas incandescentes 
Vantagens  
 1- Aquela calculadora que funciona à base de lúz solar, funciona muito bem aqui. com esta luminosidade.
 2-Esta lâmpada pode funcionar muito bem em ambientes com umidades relativamentes altas, por não trabalhar com componentes eletrônicos em seu interior
 3-  Preço baixo
 


  Desvantagens; 

1- Depois de alguns minutos funcionando, a mesma não pode sofrer um resfriamento repentino, tipo um jato de água, ela  esplode jogando pedaços de vidro para todos os lados, por estar muito quente. (choque térmico).

 

2- Temperatura muito alta de funcionamento 


3- Ao cair se quebra 

 

4- Quantas vezes você se queimou ao usar uma destas extensões para iluminar alguma coisa, e acabou esbarrando no invólucro de vidro da mesma. ou embaixo de seu veículo em um final de semana, e aquela queimadura em algum lugar do corpo. Bem ruim né?

 

leds; Sigla em inglês para, ( diodos emissores de luz)

       Há algum tempo, seu uso era restrito aos aparelhos eletrônicos tais como: rádios aparelhos de som, etc, por ainda não terem a potência que temos hoje nesses semi condutores.

 

Vantagens;

1- Pode cair que não se quebra, e ainda continua funcionando, não podendo dizer o mesmo de lâmpadas leds de uso residencial, por não ter feito os testes nestes aparelhos, e não ter certeza se os mesmos se quebram ao cair.

2- Pode trabalhar em ambientes totalmente úmidos, e é um componente eletrônico, mas totalmente fechado.

3-  Preço baixo, se for para lanternas e automóveis, e muito alto se para uso residencial. Mas vale à pena o preço, pela durabilidade e economia. Podemos esquecer o que é comprar lâmpadas. 

4- Trabalha frio, e com ótima luminosidade. 

5- Tempo de vida  20.000 a 50.000 horas

Alguns dados foram coletados aqui
Fonte: 

 

  Lâmpadas econômicas;

Vantagens;

1- Economia na sua conta de energia elétrica

2- É uma lâmpada fluorecente só que de tamanhos e formas variadas.  

3- Temperatura de funcionamento é bem menor, reduzindo o gasto na produção de calor, se transformando em reais no final do mês.


Desvantagens;

1- Se possível, não coloca-la em funcionamento em locais com muita umidade, por funcionar com circuitos eletrônicos em seu interior, e os mesmos não são bem vindos à umidade.

2- Preço não muito baixo

3- Uma calculadora que funciona a base de luz solar, não funciona com esta luz, por ser luz pulsante, e a calculadora precisa de luz que não seja pulsante em sua célula solar, para produzir energia, como a claridade das incandecentes e a luz do sol. Estes intervalos entre um pulso e outro que não podemos enchergar, por serem muito rápidos, não deixa a mesma funcionar. este é um dos exemplos, existem muitos outros.

4- Caindo se quebra

 

lãmpada economica

Comentários